Eu não sou promíscua. Mas sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro. Clarice Lispector
Escrevo como se estivesse dormindo e sonhando: as frases desconexas como no sonho. É difícil, estando acordado, sonhar livremente nos meus remotos mistérios.Clarice Lispector

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Namorar ou ficar : Eis a questão?


Hoje voltei a refletir acerca de vivenciarmos situações que não fazem parte do nosso eu. Mas o que significa? Se não estamos preparados para arcar com as consequências dos nossos atos é melhor ir devagar... Uma amiga comentou que não consegue “ficar por ficar”, ou seja, se envolver com alguém sem envolvimento afetivo. Acho que a maioria não lembra a música “Amante Profissional”, que foi sucesso nos anos 80, gravado originalmente pela Banda Herva Doce e, ainda pela Banda Dr Silvana e Cia... E o cantor Latino teve a infeliz idéia de regravá-la, estragou a música... (Nada contra o Latino, hein gente!)

Afinal, porque estou citando a música?...Ficar por ficar sugere apenas envolvimento sexual, certo?!...Não criar expectativas de envolvimento?!... Coisa chata de ser discutida!

Penso que muitas mulheres foram educadas de modo diferente e quando tentam se enquadrar no “modelo” de relacionamento atual sente-se perdidas. Não gosto de dar conselhos, mas falei que ela (a amiga) teria que pensar sobre o tipo de “relacionamento” que deseja estabelecer com ele (o rapaz). E, ainda, tentar sentir se a recíproca é verdadeira. Logo, se não há pontos comuns no que diz respeito ao querer de ambos, melhor pegar o banquinho e sair de mansinho, isto é, cair fora...

Pesquisei algumas definições sobre namorar e ficar: Segundo o dicionário informal namoro é “uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a experimentação sentimental e/ou sexual entre duas pessoas através da troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento, definido este último ato antropologicamente como um o vínculo estabelecido entre duas pessoas mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social”.

Já ficar sugere o inverso: “um relacionamento que pode durar dias, semanas ou apenas um momento. Sem compromisso de assumir nada, sem obrigação de fidelidade e companheirismo, apenas momentos e trocas de beijos e carinhos, que podem acontecer apenas quando ambos decidirem e permitirem”.

Ficar não há prisão ou compromisso, não precisa dizer aonde vai, liberdade total, e nenhum envolvimento sentimental. Mas pode acontecer um envolvimento maior de ambas as partes, envolvermos mais do que imaginamos. Eis que aí reside o perigo! Portanto, é melhor ficarmos atentos ao tipo de relacionamento que temos e queremos ter.

Não devemos ter receio de desnudar nossos anseios e desejos por medo de sermos ridicularizadas. Devemos expor nossos pensamentos (quando bem pensados) e nosso sentir, sempre!... Logo, se sente vontade de procurar alguém para conversar, procure! Caso não obtenha resultado, pelo menos foi sincera consigo mesma.

Ah! Sou do tempo que namorar era coisa séria...

Até...

Roseli A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário