Eu não sou promíscua. Mas sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro. Clarice Lispector
Escrevo como se estivesse dormindo e sonhando: as frases desconexas como no sonho. É difícil, estando acordado, sonhar livremente nos meus remotos mistérios.Clarice Lispector

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O amor em 1 Coríntios 13....


Poderia dizer aqui dos amores e dores que tive. Ainda, falar da minha visão do amor a partir deles. No entanto, optei por falar do amor segundo a Bíblia em 1 Coríntios 1, livro escrito pelo Apóstolo Paulo a igreja de Coríntios. Muitos não entendem o fato de colocar minha crença em Deus acima de todas as coisas. O que a maioria não percebe é que, de certo modo, não me interessa conhecer e estudar outras doutrinas. Deus é minha rocha e minha fortaleza, algo que me basta...

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece.
Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal.
Não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.
Porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos.
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.

2 comentários:

  1. Roseli,

    Muito profundo esse texto, que o amor seja sempre algo belo e verdadeiro em nossas vidas...

    beijos

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. O amor segundo o apóstolo Paulo é mais que verdadeiro...é algo sublime...

    ResponderExcluir