Eu não sou promíscua. Mas sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro. Clarice Lispector
Escrevo como se estivesse dormindo e sonhando: as frases desconexas como no sonho. É difícil, estando acordado, sonhar livremente nos meus remotos mistérios.Clarice Lispector

terça-feira, 1 de março de 2011

Puxando um fio...


Não poderia perder o fio da meada. Então dei um tempo no diálogo que estava tendo com um amigo e tentei ordenar os fatos. Vamos chamá-lo de Luís (nome fictício, ok?... Afinal não queremos deixá-lo em maus lençóis)...

Luiz começou a prosa falando que tem que concordar com João Bosco, “mulher bonita às vezes reclama da participação dos homens, mas não fazem por onde deixar o cara, no caso, as conhecerem”... Quando Luiz citou João Bosco pensei que falava do cantor, mas caiu a ficha (demora, mas cai) que se tratava do João Bosco que havia feito um comentário no blog sobre relacionamentos, que acabara de lhe enviar o link. (eis a tal ficha que demora a cair!... rsrs)

O comentário de João Bosco dizia que “mulher bonita, inteligente e sozinha é uma realidade cada vez mais constante nos tempos atuais. Beleza e inteligência são atributos-padrões numa sociedade que nos impele a vencer sempre. E tendemos a “obedecer” aos anseios da sociedade”.

De fato, mas não concordo 100%. Ele esqueceu de incluir o atributo “esperta”. Cabe perguntar se fossemos espertas estaríamos sozinhas?! Talvez não, porém possivelmente estaríamos sozinhas por opção.

João Bosco conclui o comentário parafraseando Mário Quintana: “Cuidem de seus jardins. As borboletas virão naturalmente”. Eis que ele revela algo que venho pregando exatamente há três anos. Mulheres espertas seguem focando em si, trilhando seu caminho, cuidando da saúde física, mental e espiritual. Quando menos esperam encontram “não quem ela estava procurando, mas quem estava procurando por ela” (Mário Quintana).

Sobre as mulheres reclamarem da participação dos homens. No meu caso, não reclamo da participação dos homens. No entanto, acho-os um pouco egoístas (sem querer generalizar). O mundo não gira em torno do umbigo deles, aliás, de ninguém.

Luiz acredita que estamos vivendo num mundo totalmente diferente da época de nossa juventude (1980 hehehe). Claro que sim, as coisas mudaram! Mas será que foi pra melhor em termos de valores morais?! Os valores parecem e realmente são outros. Se Luiz se considera um homem com experiência de vida, bem vividos, também sente que as mulheres correm dos homens, que parecem ter medo de viver um grande amor ou uma grande decepção. Esquecem que o trinômio amar, sofrer e ser feliz faz parte da vida.

Segue afirmando que, as mulheres reclamam, mas não dão espaço para mostrar quem realmente é, e faz um questionamento muito importante: Se tivemos experiências ruins ou boas demais no passado o próximo da fila não tem vez?!... Coitado do próximo, ele sempre é o prejudicado, e sempre é o mais atacado.

Fiquei tentando ler as entrelinhas. Luiz estava falando dele e por ele, concordam?! Nem todos os homens são sensíveis assim (algumas mulheres também)... Nem todos os homens dariam tanta “corda” as minhas asneiras... Nem todo homem leria meu blog... rsrs...Homens egoístas não tem interesse em saber nada a seu respeito, já que outras coisas vem em primeiro lugar sempre. Até o cachorro vem em primeiro lugar (agora peguei pesado).

Segundo Luiz, as mulheres da atualidade criticam, mas no fundo preferem mesmo estar sozinhas (Bingo). Aproveitando a vida que hoje é muito mais fácil (em que sentido?) do que na nossa década de juventude.

Sempre cito a frase “que antes sozinha do que mal acompanhadas”. Penso que é por aí... Que convém termos alguém ao nosso lado com medo de ficarmos sozinhas? Como diz a letra da música “Porque brigamos da cantora Diana “quanto mais eu penso em lhe deixar, mas eu sinto que não posso”, ou seja, totalmente dependentes afetivamente do outro...

Eis que surge o momento de cuidar do jardim... Afinal o segredo é não correr atrás das borboletas?...Concordam?!

Até...

Roseli A.

2 comentários:

  1. Querida Roseli, magnifica reflexão! Parabéns efusivos. Vc reúne o que há de melhor e mais perigoso numa mulher: inteligência, esperteza e... beleza.
    Em tempo: sou fã de Clarice Lispector (por sinal estou lendo agora "A descoberta do mundo").
    Bjs, Franz

    ResponderExcluir
  2. Oi Franz, que bom vê-lo por aqui...Estou devendo visitas ao seu blog...Obrigada pelas palavras sei que são verdadeiras...Clarice Lispector é "tudo de bom" como dizem aqui...rs...
    Saudades de Belém, de nossas conversas eu, você e Paulinha...
    bjo

    ResponderExcluir